Livro: O Mochileiro das Galáxias (a trilogia de 5)
Autor(a): Douglas Adams
Editora: Sextante
Páginas: 832
Nota


"O Guia do Mochileiro das Galáxias já substituiu a grande Enciclopédia Galáctica. Em primeiro lugar, é ligeiramente mais barato; em segundo lugar, traz na capa, em letras garrafais e amigáveis, a  frase NÃO ENTRE EM PÂNICO."
     O Mochileiro das Galáxias é uma coleção com 5 livros. Como falei antes, uma trilogia de 5, como o autor, Douglas Adams falou.  
     Quando eu estava fazendo minha lista de livros para as férias de dezembro de 2012, me recomendaram esse livro, mas não prestei muita atenção, parecia nerd demais. Pouco tempo depois, eu participei de um Amigo Secreto, e ganhei justamente o Volume 1 da série.
     Acontece que não estava errada. Realmente, é nerd demais, porém é o tipo de nerd que te prende do começo ao fim. É um tipo de ficção científica que te confunde completamente, e ao mesmo tempo, é um livro de comédia. 
     A história começa com Arthur Dent, um inglês (terráqueo) que é apaixonado por chá, como todo inglês, e que estava prestes a ter sua casa demolida para construir um desvio. Para impedir a demolição, Arthur se deitou na frente da casa, impedindo o trator. Até que aparece Ford Prefect, amigo de Arthur Dent. Arthur acreditava que Ford era humano, pois se parecia com um humano, porém, Ford era um extraterrestre de Betelgeuse Sete. Ele morava no planeta Terra há 15 anos, e veio para cá para estudar o planeta e escrever sobre ele no Guia do Mochileiro das Galáxias, um livro que possui todo o conhecimento de sabedoria que um mochileiro necessita.
"O livro era publicado sob a forma de um microcomponente eletrônico subméson porque, se fosse impresso de forma convencional, um mochileiro interestelar iria precisar de diversos prédios desconfortavelmente grandes para acomodar sua biblioteca." 
     Ford vai até a casa de Arthur e diz que precisa levá-lo ao bar. Arthur explica sua situação e Ford sugere que um dos operários encarregados de demolir a casa fique deitado onde Arthur estava até eles voltarem.
     Porém Ford sabia que não adiantaria nada, por o mundo iria acabar em, aproximadamente, 15 minutos. Ironicamente, seria construída uma via expressa hiperespacial, assim como a casa de Arthur.
     No bar, Ford pergunta a Arthur se ele tem uma toalha. Veja bem, o terráqueos pensam que uma toalha serve apenas para enxugar-se, mas o Guia ressalta 6 outras razões:

  • Você pode usar a toalha como agasalho;
  • Deitar-se sobre ela;
  • Usá-la como vela numa minijangada;
  • Umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo
  • Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas;
  • Agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro.
     A história se desenvolve a partir disso, e nos deixa apaixonados do começo ao fim, com sua leve comédia, suas divagações e a genialidade de Douglas Adams, que discute a inteligência das criaturas do planeta Terra, como, por exemplo, os ratos, que são as criaturas mais inteligentes, seguidos pelos golfinhos, e, em terceiro lugar, nós, os homens. 
     Douglas Adams faleceu em maio de 2001, vítima de um ataque cardíaco. Porém, dividiu conosco sua maravilhosa obra, que se dividiu em 5 livros. Dia 25 de Maio, o Dia da Toalha é comemorado, em homenagem a Douglas Adams, que, coincidentemente, também é o Dia do Orgulho Nerd.
     O livro te fará rir e chorar sozinho do começo ao fim, e, caso tenha lido os 5 livros e queira mais, o escritor irlandês, Eoin Colfer, escreveu o livro E Tem Outra Coisa, uma continuação da saga com Arthur Dent e Ford Prefect.
     Caso não tenha lido o livro, NÃO ENTRE EM PÂNICO, e compre-o, por R$ 29,90, no Submarino. Mas faça-o logo e não esqueça sua toalha! Após lê-lo, irá notar que, antes, você era quase alienado!
     O primeiro livro ganhou uma adaptação ao cinema, com Martin Freeman e Zooey Deschanel. O filme começa bem leal ao livro, mas o final é bem diferente, porém, igualmente bom. Assista o trailer abaixo!





4 Comentários

  1. Esse livro parece ser muito bom! :)
    Ah, e o seu blog é muito fofo. Adorei!
    bjs

    www.tutticharme.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, não deixe de lê-lo! Muito obrigada!

      Excluir
  2. Oi adorei o seu blog, e sobre o livro tenho muita curiosidade em lê-lo.

    P.S -> Adorei o layout do blog, está maravilhoso!


    http://yassuifortes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou! Leia sim, é ótimo, um dos melhores que já li! Obrigada! HAHA

      Excluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita.
Beijos, A equipe.