Livro: Ligue os pontos - poemas de amor e big bang

Autor: Gregório Duvivier
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 85
Nota: 4/5 



"antes de eu nascer o mundo era uma foto desbotada
dos meus pais à beira da piscina
esperando que algo fantástico acontecesse (eu).

depois que eu morrer espero que vocês tenham
a decência de retomar esse marasmo."

Na contramão do que costumo fazer, isto é, resenhar obras já consagradas ou canônicas, hoje escolhi uma obra bastante recente e que, logo na primeira leitura, me conquistou: "Ligue os pontos - poemas de amor e big bang". Este é o segundo livro de Gregório Duvivier, que se destaca também como humorista, no canal Porta dos Fundos, e como colunista da Folha de São Paulo.
Gregório alcançou nesta obra um difícil equilíbrio entre a melancolia e a animação. Trata-se de um misto de sentimentos que, apesar de suas essências diversas, comungam-se em versos livres e libertadores, além de incrivelmente fortes.
Confesso que fui surpreendida pela obra, que, ao mesmo tempo, tão simples e tão densa, deixa um gostinho de quero mais. Uma celebração pura do amor se desenrola ao longo das páginas, dando espaço também a várias facetas do existir humano: família, saudades, vida urbana, sociedade...

"o mês de agosto parece o bairro
de são conrado. é difícil atravessá-lo
às vezes demora meses sobretudo
quando chova mas é inevitável
passar por ele -  é inevitável"

Um daqueles livros que poderiam ser lidos em pouco tempo, quiça em uma hora, mas que acabam sendo o preferido de todos os dias, sempre sendo relido, e, a cada vez, de maneira mais satisfatória.


"se eu fosse um faraó do egito antigo
não me faria falta o carnaval do rio
o ipod o iphone o iogurte grego
o mate de galão ou o miojo
de galinha caipira eu viveria feliz
por meses entre múmias e deuses
com cara de cachorro — ou quase:
a única invenção cuja inexistência
me obrigaria a tomar o cianureto
mais em voga das maravilhas do mundo
moderno a única que me faria falta
é você (e talvez quem sabe o ar
condicionado, mas sobretudo você)."

Deixe um comentário

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita.
Beijos, A equipe.