Ouviu falar, mas não sabe o que é?

Não consegue começar a ler um novo livro ou terminar um que iniciou há semanas ou até mesmo meses? Está difícil concentrar-se na leitura e começou a fugir dos livros, apesar da vontade de ler? Se a resposta for sim para alguma dessas perguntas você está com uma ressaca literária, mas calma, ela tem solução.


A Ressaca literária ocorre com a maioria dos leitores, mas por motivos diversos. A culpa pode ser daquele livro que você achou maravilhoso, perfeito, ou daquele livro que você tanto queria e que quando leu te decepcionou. Talvez seja porque seus professores te passaram uma lista enorme de livros obrigatórios que não lhe interessaram ou pela ansiedade de tanta coisa pra fazer e cada vez menos tempo pra ler.  Quem sabe até mesmo pela pressão de acompanhar tantos lançamentos, dar conta de ler todos que deseja, ou porque você leu livros demais em pouco tempo. Enfim, são diversos motivos! E por isso fiz uma listinha de dicas que podem te ajudar a sair dessa!

5 Dicas essenciais para sair dessa ressaca!

1ª sem pressão: Não se importe com o que os outros estão lendo e muito menos com a quantidade de livros. Então, não se obrigue a ler um livro que não te interessou, e nem a acompanhar o ritmo de leitura de outros leitores. Esqueça as metas de leitura! Se por acaso você tiver livros que queira muito ler, faça uma meta de ler apenas um livro por mês e com o tempo vá retirando ou acrescentando livros a sua lista sem exagerar.
2º Melhores escolhas: Pesquise, vá a livrarias, ou pegue dica com amigos, comece a ler algumas sinopses (sem exagero), quem sabe algo lhe desperte o interesse. Procure algum livro que tenha um tema mais leve, nada muito complexo.  Se possível tente escolher livros que tenham entre 100 a 300 páginas.
3º Se começou mal: Se você começou a ler um livro e no início já percebeu que não vai gostar, independentemente do motivo abandone-o. Procure até achar um que lhe agrade, não desanime.
4º Cuide-se: Toda leitura exagerada faz mal, acaba dando dor de cabeça, cansaço e mal estar! Por isso procure fazer intervalos de 10 minutos no mínimo a cada 40 minutos de leitura.
5º Vá com calma: Um dos grandes erros é exagerar na leitura! Não tente ler um livro inteiro em apenas um dia, mesmo que você esteja acostumado com isso.  Tente ler em média 5 a 15 páginas por dia, pois não adianta curar a ressaca literária com um livro e ao terminar começar outra. Vá com calma que com o passar dos dias você voltará a se adaptar.
Se a ressaca um dia voltar recorra as dicas novamente.

Deixo por ultimo não uma dica, mas um conselho. Caso você sinta muita dor de cabeça toda vez que lê, procure um oftalmologista.

  Comente logo a baixo se você já passou ou está passando por isso,abraços!

                                        





Deixe um comentário

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita.
Beijos, A equipe.