Livro: Senhora

Autor: José de Alencar
Editora: FTD
Páginas: 162
Nota: 4/5 


José de Alencar, talvez o mais conhecido de nossos prosadores românticos, eternizou-se na literatura brasileira com Iracema, a virgem dos lábios de mel, mas hoje é de outra personagem igualmente marcante que se vai falar: Aurélia.
Aurélia, protagonista de Senhora, é um dos perfis femininos construídos por Alencar em sua carreira como escritor. Aurélia é uma personagem que vai revelando sua psicologia de acordo com as páginas do romance: a construção da personagem é arquitetada de maneira engenhosa, desenrolando-se a partir dos conflitos propostos pelo livro - de menina pobre  ingênua, que é enganada pelo homem que ama, à mulher rica que compra o próprio marido.

"Não tinha dito Aurélia naquela noite cruel que o marido era um traste indispensável à mulher honesta e que o comprara para esse fim? Ela tinha razão. Ali, naquele carro, ou nas salas onde entravam, parecia-lhe que sua posição e sua importância eram a mesma, se não menor, do que tinha o leque, a peliça, as joias, o carro, no traje e no luxo de Aurélia."

O casamento assume, nesta obra, uma dicotomia que é mais profunda do que a simples oposição entre casamento por amor e casamento por interesse. O que acontece aqui é um movimento de internalização de conflitos que envolvem o sujeito e suas relações com o mundo. O elemento comum entre todas as relações é o dinheiro, elemento ambíguo, pois é ao mesmo tempo corruptivo e necessário - não há alternativa fora do dinheiro.
A própria estrutura da obra, dividida em quatro partes (O Preço, Quitação, Posse e Resgate, na ordem), já se apresenta como um índice do enredo, tão permeado pelas questões de ordem financeira: acompanhamos a jovem Aurélia comprar o homem a quem julgava amar, pagar por ele, "tomar posse" dele (agora como marido) e, por fim, assistimos ao resgate, financeiro ou amoroso.

"Como uma cera branda, o homem de coração e de honra se formara aos toques da mão de Aurélia. Se o artista que cinzela o mármore enche-se de entusiasmos ao ver a sua concepção, que surge-lhe do buril; imagine-se quais seriam os júbilos da moça, sentido plasmar-se de sua alma, a estátua de seu ideal, a encarnação de seu amor."

20 Comentários

  1. Oi Bianca, tudo bom!
    Menina, li esse livro no colégio (e faz muuuuito tempo) e na faculdade, que tbm faz muuito tempo rsrs, cursei Letras e sou apaixonada por literatura, fiz um ano de USP o curso de Literatura do Barroco a Modernidade, fantástico!! Excelente resenha, sucinta e misteriosa, pra quem não leu, dá vontade de pegar o livro imediatamente =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Fiquei muito feliz com seu comentário! É bom saber que estamos agradando aos leitores e me sinto honrada com os elogios vindo de um colega de área acadêmica, rs. Beijos

      Excluir
  2. Bianca que resenha perfeita, nunca li esse livro, ia ler ele para fazer um trabalho porem acabei fazendo sobre o Diário de Anne Frank. Mas ele parece ser bem interessante. Com certeza é um dos livros da minha lista a ler


    FB Jéssiica Magalhães
    http://balaiodecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Jéssica! Leia sim, e depois me conte o que achou! Beijos

      PS: O Diário de Anne Frank também é ótimo!

      Excluir
  3. Oi Bianca ♥
    Eu, sinceramente, não sou muito fã dele! Eu li Iracema e até que gostei...toda a questão de raça, gêneros, digamos a "moral da Historia". Mas conversar de forma mais acadêmica e adulta contigo sobre esses livros teria q ler de novo...hehehe eu li a muitos anos atras!
    O senhora eu nunca li. Pretendo ler...por isso nem li toda a tua resenha! SPOLIEEER!
    Beijinhos ♥ ♥
    FB

    Pink CupCake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane... Olha, eu também não sou a maior entusiasta do Alencar, mas acho essa fase mais "urbana" dele bem interessante, apesar de ter gostado muito de O Guarani e razoavelmente de Iracema. Bom, se você tiver curiosidade, releia! Estou tentando escrever todas as resenhas sem dar muito spoiler, rsrs.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Bianca!
    Li esse livro há três anos atrás e me impressionei, pois nunca fui muito fã da literatura nacional e todos esses livros de José de Alencar, Joaquim Manoel de Macedo e Machado de Assis me fizeram apaixonar por nossos autores brasileiros.
    A Senhora certamente é um livro com uma estória maravilhosa e é ótimo ver como Aurélia lida com a sociedade sendo tão nova e tão rica. Foi uma verdadeira vingança o que ela fez ao Seixas!
    Beijos :)
    http://trechos-e-textos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hellen! É um livro bastante interessante, não é mesmo? Fiquei feliz com o seu comentário! Beijos

      Excluir
  5. Tive que ler uma vez na escola, não gostei... acho que é porque fui obrigada.
    Vou tentar ler novamente para ver se tenho uma nova visão sobre o Alencar.
    Beijos
    FB
    doladodajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, você tem razão: muitas vezes não apreciamos tanto um livro quando somos obrigados a lê-lo... Beijos!

      Excluir
  6. Uaaaau, ler essa resenha me deu uma nostalgia! hahahaha
    No ensino médio tive que lê-lo, sendo que eu não havia lido (péssima aluna eu era), e na apresentação oral a professora percebeu que eu não havia lido e pediu para eu ler o livro, e nossa, eu adorei muuito depois, acho que meu amor pela literatura brasileira começou nesse livro! hahahah
    Obrigada por trazer lembranças tão boas! ^^
    Beijooos, Jéssica!
    FB - Blog Garota VintaGeek | Garota VintaGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, que ótima história! Fiquei muito feliz com o efeito que a resenha teve em você! Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos

      Excluir
  7. Amei o post! Bem profundo esse livro, parece ser muito bom, minha professora até passou um livro do mesmo autor, parece ser muito bom, você escrevendo assim fica mais fácil de entender, pois a linguagem desse autor e bem antiga.
    Beijos

    FB

    blogthayseferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa pra ler. Minha amiga provavelmente já leu, ela ama esse autor..!

    FB
    http://biaijuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Espero que você goste da leitura, Juh! Beijos

    ResponderExcluir
  10. olá!
    sempre quis ler esse livro, mas sempre me pareceu uma leitura cansativa.
    depois dessa resenha vou tentar mais uma vez haha
    bjkass
    FB
    http://dicasdeadolescentepraadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sarah! Dê mais uma chance ao livro... Espero que goste! Beijos

      Excluir
  11. Lembro como se fosse ontem quando meu professor de literatura Ivam Mello ainda lembro seu nome, entrou pela porta da classe e disse - vocês terão que ler o livro Senhora de José de Alencar para a prova. Nossa quando ele disse isso fui correndo pega o livro na biblioteca para ninguém pegar na minha frente, nem era preciso acho que eu era a unica na quela sala que leu realmente o livro. Comecei minha paixão pela leitura por causa dele, todo mês era uns 2 a 3 livros que tínhamos que ler, com o passar do tempo peguei gosto e não parei ate hoje. E senhora não seria diferente uma história incrível, mas claro estamos falando nada mais nada menos que de José de Alencar.

    Jéssica
    http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica,

      que ótima história a sua! Agradeço pela visita e pelo comentário!

      Beijos

      Excluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita.
Beijos, A equipe.