Livro: P.S Eu Te Amo
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 365
Nota

"O plano deles era bem simples. Queria ficar juntos até o fim da vida. Um plano que qualquer pessoa de seu círculo de amigos julgaria possível de realizar. Eles eram melhores amigos, amantes e almas gêmeas destinadas a estarem juntas, na opinião de todos. Mas, infelizmente, um dia, o destino mudou de ideia vorazmente." —P.S. Eu Te Amo.
    Sabe aquele livro onde já na primeira frase lhe deixa com o coração apertado? Aquele tipo de livro Lindo, romântico e de tirar o fôlego? é este. Com toda certeza P.S Eu Te Amo se encaixa perfeitamente neste tipo de livro que nos fazem suspirar e nos ensina um pouquinho a arte de viver. Foi um dos livros que mais desejei ler e por ironia o destino me permitiu o mês passado de ganhá-lo em uma promoção me dando a oportunidade de lê-lo. Durante a leitura era o livro na mão e uma caixinha de lenços ao lado, sim eu chorei e chorei muito. Realmente é um livro de emocionar qualquer um e você não deve deixar de ler e se engana quem acha que por ter visto o filme o livro é o mesmo enredo, pois não é. É totalmente diferente e se lerem irão entender o que eu estou dizendo.
  O livro conta a história de um amor que começou na infância ainda quando amigos, cujo o plano não era ter um fim tão trágico. 
Holly é uma mulher inteiramente apaixonada por seu amor de infância e com quem se casou cedo e viveu os seus melhores dias ao lado dele. Gerry era o marido que qualquer mulher sonhava em ter, e Holly tinha. Eles brigavam frequentemente mais um minuto depois já estavam abraçados, se beijando, se reconciliando e fazendo inúmeras juras de amor. Mais esta felicidade dura pouco, depois de reclamar de enxaqueca por alguns dias, Gerry concorda com Holly de que teria que ir ao médico, era quarta-feira no horário de almoço do trabalho quando o médico disse que a dor poderia ter sido causada por estresse ou cansaço e que numa das hipóteses, ele teria que usar óculos. Gerry, não ficou satisfeito com aquilo, odiou a ideia de que talvez teria que usar óculos. Mal sabia ele que o problema não estava nos olhos e sim no tumor que crescia em seu cérebro, reclamando por um problema que tinha chances de ser resolvido enquanto o que crescia em sua cabeça o levaria ao óbito. Nos seus últimos dias Holly se dedicou totalmente ao Gerry, largou o emprego para cuida-lo e atender os seus últimos pedidos, mal sabia ela que enquanto atendia os seus pedidos longe dali, ele planejava uma "lista" a qual eles sempre brincavam que teria que ser feita, a cada mico, a cada erro e tropeço um elemento era acrescentado. Mais Holly nunca tinha imaginado que esta lista se tornaria real, ele planejou carta por carta uma por mês para que ela se encorajasse e retomasse a vida depois de sua morte, ele cuidou de cada detalhe e ela nem ao menos desconfiou.

O que ela menos esperava mais já estava ciente aconteceu, o que ela mais temia e não queria de forma alguma se fez, a morte tirou dela o Gerry. Holly se desabou em lágrimas, caindo em um abismo profundo e se tornando frágil para a doença maldita que é a depressão, ela não estava pronta para dizer adeus ela e todos em volta sabiam mais era inevitável. Gerry partiu, e Holly estava sem rumo. Sem emprego e sem sentido algum para continuar a viver, Gerry havia partido para nunca mais voltar, era essa a realidade. Todos envolvidos a ela ficaram preocupados no estado decadente em que Holly ficou, principalmente sua mãe Elizabeth que ligará para avisar Holly de um pacote que havia chegado para ela e se assustou com a situação de sua amada filha. "Elizabeth apesar de tudo entendi, alias sua filha  nunca mais passaria os dedos pelos cabelos macios de Gerry, nunca mais dividiria com ele uma piada à mesa de um jantar com amigos, nunca mais reclamaria para ele quando chegasse em casa depois de um dia duro de trabalho, carente de um abraço, nunca mais dormiria na mesma cama que ele, nunca mais acordaria com o ataque de espirros dele de manhã, nunca mais riria com ele até a barriga doer, nunca mais brigaria com ele para decidir de quem seria a vez de se levantar e apagar a luz do banheiro. Só restaram um monte de lembranças e a imagem do rosto dele que se tornava mais vaga a cada dia". Ela deixou explicado para Holly que nele estava escrito: "A Lista"e dentro do pacote, havia uma folha solta em meio aos pequenos envelopes: 

Gerry não havia a deixado despreparada pelo longo dos 10 meses seguintes ele era quem tomava as decisões e lhe guiava a cada mês lhe ensinando a deixar o luto de lado e aprender a retomar sua vida de volta. Holly sentiu como se Gerry não tivesse partido, como se de alguma forma ele ainda continuasse ali em cada carta, e mal queria imaginar como seria quando elas acabassem. As amigas de Holly, Sharon e Denise foram essencial nesta retomada de vida de Holly lhe deram todo o apoio necessário, entrando na aventura  incentivando e ajudando Holly a cumprir suas tarefas. Ela via a vida das suas amigas andando pra frente e ficava feliz e enciumada ao mesmo tempo. Feliz por Denise se casar e por Sharon estar grávida, mais triste por ela mesmo continuar no fim do poço e sua vida nunca ir pra frente, por ela estar muito ligada ainda ao seu amor além da vida e as mensagens que ele havia deixado a ela. Ela precisava dele, sentia falta do seu cheiro, do seu sorriso torto, de suas piadas sem graças mais que ela sempre ria pelas caretas que ele fazia no final delas. Sentia falta do seu abraço e do seu perfume que nenhum outro cheirava igual. Era do beijo de Gerry que ela precisava mesmo que buscasse por outro.
Sentiu uma pedaço dela ir embora quando numa das cartas Gerry lhe obrigou a se desfazer das coisas dele, por mais fraco que estivesse o seu perfume ainda permanecia a li e Holly não poderia se desfazer assim de lembranças como estas, mas desfez. Desfez porque era vontade dele e ele estava mandando quem era ela para desobedecer, ela sabia que ele mais do que ninguém sabia que era para o bem dela. A cada página lido eu desejava o bem de Holly e um rumo feliz para sua história ficava feliz quando ela estava feliz ao lado das amigas e ficava triste quando ela estava triste em outros momentos. 
Mas, ela foi forte e com ajuda de Gerry ela superou pouco a pouco sua morte e aprendeu a refazer sua vida sem precisar excluir Gerry dela lhe guardou como lembrança mais não se privou de criar outras, e em encontros e desencontros ela encontra uma nova oportunidade de amar outra vez, mais amar como amou o Gerry até depois de sua morte, nunca haverá outra vez.
Mais o livro não é só triste há partes engraçadas e dramáticas ao mesmo tempo. Tudo mundo bem detalhado e retratado para que o leitor se sinta ainda mais dentro da história, foi assim que eu acabei literalmente me envolvendo com ela, com sua história, com suas dores e alegrias, medos e insegurança e suas dúvidas e incertezas. Foi uma incrível narrativa em 3° pessoa, a Cecelia Ahern está de parabéns. Adorei também pelo fato da história não nos dar um final previsível e por nos deixar uma moral para levarmos para o resto de nossas vidas: Se alguém próximo de você morreu não há porque deixar de viver, você deve recomeçar da onde parou guardar as lembranças que viveu e não ter medo de criar outras. É a principal lição, basicamente. E eu espero do fundo do meu coração que Holly tenha tido um final feliz, pelo menos na minha imaginação ela teve, teve sucesso em seu emprego e encontrou outro alguém para amar, com o qual teve um filho e encontrou a felicidade de novo, claro com o consentimento de Gerry.

Leitura recomendadíssima.
E vocês já leram ou gostaria de ler o livro? Conte-me tudo nos comentários.
Beijos e até a próxima.



12 Comentários

  1. Eu ainda não li o livro, apenas assisti o filme. Percebi algumas diferenças, mas é a mesma estória. Espero em breve poder ler, pois adorei a resenha.
    Beijos
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas diferenças, mais o tema é o mesmo. Leia sim :)
      Beijos.

      Excluir
  2. Amei sua resenha!
    Muito bem escrita...
    O livro e o filme são liindos!
    Bjos!

    http://www.bypracinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor.
      São mesmo,
      Beijos.

      Excluir
    2. Já assisti o filme e amei, já o livro nunca li :/

      Beijão, já estou seguindo :*
      http://pequenosviciosdiarios.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Precisa ler então é realmente fantástico.
      Beijos.

      Excluir
  3. Simplesmente lindoooo...amei ler esse livro..parabens amore..adorei a resenha..claro que ja estou seguindo ;)
    Super bjoooosss
    http://euamocuidardevc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oieee

    Eu que envie esse livro para você da promoção do blog parabéns ótima resenha eu adoro esse livro e fiquei muito feliz com sua resenha ela ficou ótima.

    Beijos e sucesso com o blog.

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo flor, passei a adorar ele também é lindo e que bom que gostou. Muito obrigada, irei editar o post com créditos a você *-*
      Beijos, Rhay.

      Excluir
  5. Oi Rhaissa! Também li esse livro e resenhei no meu blog, mas confesso que esperava um pouco mais, acho que criei muita expectativa por conta do filme que eu vi primeiro e gostei muito. Imaginei que o livro teria muito mais romance que o filme e não acho que foi assim. Mas enfim, eu gostei, só não foi como eu esperava. Sua resenha ficou muito boa, parabéns.

    Ps: só uma coisinha, nas descrições do livro você colocou que ele é da INTRÍNSECA, só que ele é da NOVO CONCEITO. Abraços!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean, que pena que te decepcionou para mim foi ao contrário me surpreendeu, o filme sim me decepcionou. Que bom que gostou e obrigada.
      Ps: Verdade não tinha visto que cometi este erro é porque sempre copio do outro posto o corpo da mensagem, rs. Me sinto péssima, obrigada por me avisar, Abraço.

      Excluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita.
Beijos, A equipe.